Toda noiva que decide a data de casamento entra no mesmo dilema: escolher o vestido de casamento. Mesmo que já tenha uma ideia do modelo do vestido, ao iniciar as provas se depara com um detalhe que não tinha observado anteriormente: que nem todos os vestidos são brancos puros! E então, aquela decisão de antes começa a tomar outros rumos. Para ajudar você a não ficar refém apenas da sua intuição, eu vou começar esse post falando das cores que há e as variações de tons de vestidos de noivas.

 

 

Caso você queira saber como descobrir qual a cor e o tom certo a escolher, conheça o guia que construí com as informações bem detalhadas. Ao final do texto você vai encontrar o link para a compra. 😉

 

 

Não há somente o vestido branco para a noiva.

 

Se você observar bem as fotos e os vestidos que for provar, perceberá que há vários tons deles. Muitas vezes você não percebe a diferença de tom, mas percebe que a sua pele fica diferente quando você muda o vestido que está provando. Lembro de uma amiga que me falou o seguinte:

“Tem vestidos de noiva que provo e acho que a minha pele fica tão escura e perde o brilho… acho que o branco não foi feito para mim!”

Se você já percebeu essa diferença, não se desespere! Existe um tom de branco para cada tipo de pele. Um tom que vai deixar a pele mais bonita, natural e com uma beleza única. Perceba que alguns vestidos são brancos e bem brilhosos, outros são de um branco que parece “sujinho” (esse é o conhecido off white). Alguns tem detalhes em dourado, prateado ou com pérolas. Tudo isso influencia em como você se sente com o vestido. Veja a diferença entre os vestidos abaixo:

 

Diferença entre os tons de vestidos de noivas

Fontes das imagens: mulpix | laurenbridal | fashiongonerogue

 

Você consegue perceber as diferenças que comentei acima? E agora perceba como a modelo fica mais bonita quando usa o tom certo para a sua pele:

 

Peles que são valorizadas com o tom correto do vestido de noiva

Fonte das imagens: findmfg | bellethemagazine

 

E agora veja situações em que a pele da modelo contrasta com a cor do vestido. Não parece tão natural quanto antes, certo?

 

vestidos de noiva usados em peles erradas

Fonte das imagens: meucasamento | Revista iCasei

 

Por que isso acontece, Wanessa?

Eu vou contar. Isso ocorre porque a nossa pele também tem variações de cores, como tudo que há no mundo. Não existe somente pele negra e pele branca. E o meio termo não é o mulato. Entre as peles negras há uma variação enorme de composição. Algumas possuem um fundo azulado, amarelo, esverdeado, com uma superfície negra, dourada, avermelhada, chocolate. E entre as peles brancas também há diferenças. Elas podem ter fundos amarelos, azuis, verdes, roxos e com superfície rosada, amarelada, dourada, avermelhada. Que coisa, né? Aposto que isso é uma novidade para você.

 

Como isso influencia a nossa imagem quando prova os os vestidos?

Agora vamos usar aquele conhecimento lá das aulas de educação artística (fui longe, né?) e lembrar do círculo cromático. Nele temos as cores quentes (amarelo, laranja e vermelho) e as cores frias (roxo, azul e verde). Sempre que uma pele combinar a cor de fundo e de superfície com um resultado mais azulado ou roxo, essa pele vai ser fria, porque tem as cores frias na composição. Se a pele tiver tons e cores quentes como amarelo, dourado e avermelhado, ela será quente. Não importa se a sua pele é da variação de negras ou brancas, ok? Funciona tudo igual com a mesma lógica.

E assim, chegamos nos vestidos de noivas. Se a sua pele é quente, todas as suas escolhas de cores e tons serão quentes. Se a pele for fria, os tons e cores usados deverão ser os frios. Bem simples!

Se você já fez uma avaliação de coloração pessoal, você já conhece a sua paleta de cores e pode aproveitar as imagens daqui para começar a pensar sobre os tons de vestidos.

 

Guia especial para vestidos de noivas

Se você nunca fez esse teste, eu elaborei um guia que te ajuda a fazer esse teste em casa e descobrir se a sua pele é quente ou fria. Esse guia traz de forma prática e bem simples:

  • passo-à-passo para fazer a análise,
  • uma referência visual dos tipos de pele que há e
  • paletas de tons de vestidos de noivas para você poder usar quando for escolher o seu vestido de noiva.

Você pode adquirir esse guia clicando no link abaixo e realizando a compra. Ele é um guia totalmente digital, em PDF, ou seja, assim que você finalizar o pagamento, já receberá o link para baixar e ter ele para sempre.

 

 

Ah, e acesse o meu pinterest: @wanessarengel. Lá tem inúmeras pastas mostrando os estilos de vestidos de noivas, uma seleção de vestidos para peles quentes, outra para peles frias. Acredito que vá gostar!

Deixe uma resposta